Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > JIF Nacional começa nesta terça-feira, 3 de outubro
JIF NACIONAL

JIF Nacional começa nesta terça-feira, 3 de outubro

IFG será representado por delegação de 26 alunos, nas modalidades voleibol, basquetebol, atletismo e tênis de mesa

• Publicado: Quinta, 28 de Setembro de 2017, 16h55
  • Última atualização em Terça, 10 de Outubro de 2017, 09h48
Equipe de vôlei feminino do Câmpus Goiânia representará a Instituição no JIF Nacional na modalidade

Com o objetivo de estimular a prática de esportes, fomentar a integração de estudantes, servidores e comunidade, além de incentivar a formação cidadã, será realizada, no mês de outubro, mais uma edição nacional dos Jogos dos Institutos Federais (JIF). O Instituto Federal de Goiás (IFG) participará do evento e será representado por uma delegação de 26 alunos distribuídos em quatro modalidades: voleibol, basquetebol, tênis de mesa e atletismo. Os jogos serão realizados no Instituto Federal Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS), entre os dias 3 e 8 de outubro, na cidade de Poços de Caldas (MG).

Acompanharão os estudantes do IFG quatro professores da Instituição: Karen Cristina Costa do Nascimento (Câmpus Formosa); Rudson Jesus Pereira (Câmpus Itumbiara);​ André Santos Martorelli (Câmpus Valparaíso); e o chefe da delegação, professor Marcelo Costa de Paula (Câmpus Goiânia).

MODALIDADES

A equipe masculina de basquetebol do IFG, que ficou em primeiro lugar no JIF Centro-Oeste, será uma das representantes na etapa nacional dos jogos. Depois de derrotarem, na final, o time do Instituto Federal do Mato Grosso do Sul, anfitriões do evento, os meninos do IFG vão agora representar a Instituição em Poços de Caldas.

Júlia Cirqueira, Suzana Chediak e Lucas Valadares, do Câmpus Aparecida de Goiânia, vão representar o IFG nas modalidades atletismo e basquete

Júlia Cirqueira, Suzana Chediak e Lucas Valadares, do Câmpus Aparecida de Goiânia, vão participar do JIF Nacional nas modalidades Atletismo e Basquete

O time de vôlei feminino do Câmpus Goiânia, por sua vez, vai ser responsável por representar o IFG na modalidade no JIF Nacional. Na etapa Centro-Oeste dos jogos, realizada em setembro deste ano, a equipe feminina do Câmpus Goiânia conseguiu se classificar ao se tornar campeã diante do time do IF Goiano.

Além dessas categorias, o IFG também terá representantes do atletismo e do tênis de mesa. Por ter tido alunos que se sagraram campeões no JIF Centro-Oeste, a Instituição conseguiu se classificar para a etapa nacional do JIF.  Dois exemplos de atletas dessas modalidades são as alunas do Câmpus Aparecida de Goiânia Suzana Chediak, do 3º ano do curso Técnico Integrado em Edificações, e Júlia Cirqueira, do 1º ano do curso Técnico Integrado em Química, que irão representar o IFG no atletismo.

JIF NACIONAL

De acordo com a equipe de Comunicação Social do IFSULDEMINAS, nesta edição dos jogos, cerca de 1.200 atletas de todo país participarão da etapa nacional. Realizado pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), os jogos ocorrerão em diversos centros esportivos concedidos pela Prefeitura de Poços de Caldas.

Composta por mais de 200 servidores da Rede Federal, a comissão técnica ficará responsável pela execução das atividades. Natação, judô, vôlei de areia, tênis de mesa, futebol, xadrez, handebol, futsal, atletismo e basquete são algumas das modalidades em que os estudantes competirão.

A Etapa Nacional dos Jogos dos Institutos Federais (JIF) é um evento que envolve todas as instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica do país. Trata-se de uma confraternização promovida por intermédio do Ministério da Educação (Setec/MEC) e do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica (Conif).

Foram classificados para essa fase os melhores atletas das fases locais e regionais em cada modalidade esportiva. Cada ano uma instituição da Rede Federal fica responsável pela organização dos jogos da etapa nacional, que acontece de forma itinerante na cidade sede da instituição realizadora.

Diretoria de Comunicação Social /Reitoria.