Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > “Todos nós somos agentes de mudança”, afirma psicólogo em palestra do Dia do Servidor Público
Início do conteúdo da página
Valorização

“Todos nós somos agentes de mudança”, afirma psicólogo em palestra do Dia do Servidor Público

A Reitoria e os câmpus estão durante todo o dia de hoje com ações comemorativas e uma extensa programação

  • Publicado: Sexta, 27 de Outubro de 2017, 10h20
  • Última atualização em Terça, 31 de Outubro de 2017, 11h11
Palestra em comemoração ao Dia do Servidor Público

Amanhã, 28, é o dia deles e delas. Dos servidores e das servidoras que trabalham e prol do público, em prol dos serviços para a população, em prol de algo maior, de um bem maior, que é a sociedade. Para comemorar a data, a Reitoria do Instituto Federal de Goiás (IFG) preparou muitas ações ao longo desta sexta-feira, 27. A primeira delas e que abriu com maestria a manhã, foi a palestra com o psicólogo Wadson Arantes Gama.

Com experiência de consultório de 25 anos, ex-presidente do Conselho Regional de Psicologia, eles iniciou a palestra na sala de Reuniões com uma roda, todos de mãos dadas, para demonstrar o que é a vida: “um ciclo, que não tem começo, nem meio e nem fim. Somos seres em constante mudança”. Uma pergunta básica iniciou o processo de reflexão colocado pelo profissional: “eu vim aqui hoje por prazer ou por obrigação?”. E assim por diante ele foi permeando cada minuto com uma frase reflexiva, uma frase pra tocar o coração e a mente dos servidores do IFG ali presentes, por meio da psicologia positiva, trazendo questões positivas da vida; sempre na perspectiva de que nós somos agentes de mudança. “Eu vim aqui hoje trazer o tempo real pra vocês, trazer vocês para o tempo real”, diz.

A partir do ciclo formado, servidores foram falando os sentimentos presentes na vida e no trabalho, alguns ruins, como indignação, indiferença e desrespeito; outros bons: doação, cooperação, respeito e gentileza. E a partir disso, Wadson propôs a todos que fossem os jardineiros para cultivarem sentimentos positivos. “O jardim é o espaço e as flores são as pessoas”, define. E que as pessoas têm dois caminhos a escolher – serem tristes ou felizes. “A forma como você enxerga o mundo é a forma que você terá sua qualidade de vida”, afirma.

E trazendo para a realidade, Wadson lembrou que hoje vive-se em uma sociedade em que é preciso discutir as relações: “por que nossa sociedade é de violência e não da paz”, pergunta ele e ainda completa: “trago essa reflexão porque temos desafios no nosso desenvolvimento humano, desde criança. O propósito aqui é dizer que a gente é responsável pela gente mesmo. Sou eu que faço minhas escolhas. Às vezes estou tão longe de mim mesmo, que não sei nem o que quero. Ou seja, é preciso termos autoconhecimento”, finaliza.

Uma das coisas importantes apontadas por Wadson é o cultivo dos bons sentimentos, na vida pessoal e profissional. “Quando falamos verdades com amor, abrimos para o diálogo”. Ele encerrou a palestra convidando todos a responder o teste para testar seu autoconhecimento e melhorar sua qualidade de vida, saber seus pontos fortes e fracos de caráter e o que é preciso melhorar. Para responder o teste é preciso entrar no link: http://www.viacharacter.org.

Ações

A programação do Dia do Servidor, na Reitoria, foi concebida pela diretoria de Desenvolvimento de Recursos Humanos, por meio da Coordenação de Assistência ao Servidor (CAS). A ideia, segundo a coordenadora Bruna Borges Frazão, é que as atividades fossem menos formais, que fosse “algo com mais afeto. Nosso prédio aqui não contribui, as pessoas não se encontram, então pensamos em reunir, estar junto, integrar”, finaliza.

O dia continuou com show de talentos, com as servidoras Kamilla Mendes e Ana Rogéria do Couto, e os servidores Ricardo Martins Moreira e Écio Naves Duarte, que deram um show de música, durante a manhã, seguido da palestra Alimentos e Hábitos Protetores para a Prevenção do Câncer, com a médica Paula Christina de Abrantes Figueiredo (Siass), às 13h30, na sala de Reuniões da Reitoria. E às 14h30 haverá confraternização com apresentação musical com o servidor Carlos Alberto.

Amanhã, 28, vai ter ainda futebol de campo na Associação (Asifego): servidor público x convidados, às 16 horas (https://www.facebook.com/asifego), aberto a todos os servidores e acompanhantes.

 

Veja mais fotos e vídeos em nosso facebook: https://www.facebook.com/IFG.oficial/

 

Diretoria de Comunicação Social/Reitoria.

 

Fim do conteúdo da página