Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Inscrições abertas para o curso de Pedagogia Bilíngue a Distância
ENSINO A DISTÂNCIA

Inscrições abertas para o curso de Pedagogia Bilíngue a Distância

IFG Aparecida de Goiânia é um dos Polos da Licenciatura em Pedagogia ofertada pelo Instituto Nacional dos Surdos - INES

• Publicado: Sexta, 26 de Janeiro de 2018, 16h07
  • Última atualização em Terça, 06 de Março de 2018, 09h15

Entre os dias 25/01 e 05/02/2018 estão abertas as inscrições para o curso de graduação em Pedagogia Bilíngue – Licenciatura, na Modalidade EaD – Ensino a Distância, ofertado pelo Instituto Nacional de Educação de Surdos/Ministério da Educação. Ao todo são 390 vagas, abertas para candidatos de todo o país, que tenham concluído o Ensino Médio e que tenham realizado o Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM em uma das três últimas edições (2015, 2016 e 2017). Em Goiás, o IFG é a única instituição cooperada com o INES. Para se inscrever basta acessar o site do ines: www.ines.gov.br. Não há taxa de inscrição.

O Câmpus Aparecida de Goiânia do Instituto Federal de Goiás será um dos Pólos de atendimento aos estudantes, juntamente com outros 12 polos distribuídos nas diversas regiões do país. O Curso de Graduação será desenvolvido por meio de ambiente virtual de aprendizagem e de atividades presenciais obrigatórias, podendo essas atividades ocorrerem em quaisquer dias da semana, segundo calendários acadêmicos a serem divulgados no início de cada semestre letivo.

A divulgação do resultado da primeira lista de aprovados será no dia 16 de fevereiro, no site: http://neo.ines.gov.br. A matrícula dos candidatos classificados será efetuada presencialmente na secretaria da Instituição de Educação Superior para a qual se inscreveu, entre os dias 19 a 21 de fevereiro de 2018.

Curso

O Curso de Pedagogia - Licenciatura do INES foi criado em 2006 com o objetivo formar professores e gestores educacionais, surdos e ouvintes, em uma perspectiva bilíngue e intercultural, para atuar na área da docência (Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental) e na gestão escolar em espaços não formais. Em 2015, com o intuito de expandir o ensino superior público, gratuito e de qualidade voltado para a comunidade surda no Brasil, o Instituto passou a ofertar a mesma graduação na modalidade online semipresencial. A duração do curso é de 9 períodos ou 3.300 horas/aula.

Segundo o INES, um curso bilíngue não se restringe à presença de intérpretes e/ou tradutores para estudantes surdos/as, mas supõe uma postura político, social e identitária que consiga engendrar a pedagogia a partir do olhar das pessoas com surdez. Essa visão impacta em diferentes aspectos: currículo, métodos, avaliação, gestão etc. É essa pedagogia bilíngue, hábil a trabalhar com surdos/as e não-surdos/as, o foco principal do profissional que se almeja formar por meio deste curso.

INES

O Instituto Nacional de Educação de Surdos, único em âmbito federal, ocupa importante centralidade na educação de surdos, tanto na formação e qualificação de profissionais na área da surdez, por meio da Educação Superior – Ensino de Graduação e Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão – quanto na construção e difusão do conhecimento, por meio de estudos e pesquisas, fóruns de debates, publicações, seminários e congressos, cursos de extensão e assessorias em todo o Brasil.

O INES é reconhecido, na estrutura do MEC, como centro de referência nacional na área da surdez, exercendo os papéis de subsidiar a formulação de políticas públicas e de apoiar a sua implementação.

O Ensino Básico oferecido no Colégio de Aplicação (CAp/INES), contempla a Educação Precoce (de recém nascidos a três anos), Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, atendendo aproximadamente 500 alunos. Os professores que atuam na Educação Básica dedicam-se também à realização de estudos e pesquisas sobre sua prática, à elaboração de materiais de apoio à educação de surdos e na capacitação de recursos humanos, deslocando-se pelo país e até para o exterior para prestar assessoria técnica aos sistemas de ensino, disseminando conhecimentos e práticas na área da surdez.

Confira o edital.

Coordenação de Comunicação Social e Eventos / Câmpus Aparecida de Goiânia.