Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Uruaçu > Principal > Pesquisa > Eventos
Início do conteúdo da página

Eventos

Publicado: Segunda, 13 de Junho de 2022, 13h36 | Última atualização em Segunda, 15 de Setembro de 2025, 15h34

2025 - SECITEC - Semana Nacional de Ciência e Tecnologia: MARÉ DE MUDANÇA PROTEÇÃO DOS OCEANOS E SUSTENTABILIDADE GLOBAL

A temática “Maré de Mudança: Proteção dos Oceanos e Sustentabilidade Global” aborda questões cruciais para a manutenção da saúde ambiental do planeta. Embora os oceanos estejam distantes da realidade local de muitos goianos, a saúde dos oceanos tem implicações diretas para todos, pois afeta a biodiversidade, o clima e a economia global. Ao trazer essa discussão para a região do Lago Serra da Mesa, o evento contribui para a sensibilização da comunidade sobre a interconexão entre os ecossistemas terrestres e marinhos, destacando que a proteção dos oceanos é uma questão que envolve todos os cidadãos, independentemente de sua localização geográfica.

Nesse sentido, a 14ª SECITEC tem como principal objetivo promover a educação ambiental e científica, conscientizando o público sobre a importância da preservação dos oceanos e suas consequências diretas para a sustentabilidade global. Além disso, a discussão sobre a sustentabilidade global se alinha com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, reforçando a responsabilidade coletiva na busca por soluções para os desafios ambientais, como a poluição dos mares, o aquecimento global e a perda de biodiversidade.

Esse debate acontecerá de forma integrada à programação do evento FUTURAS, ampliando ainda mais o alcance e a relevância das reflexões propostas. A união das iniciativas possibilita um diálogo interdisciplinar sobre a temática “Maré de Mudança: Proteção dos Oceanos e Sustentabilidade Global”, conectando ciência, educação e sociedade. Dessa forma, a 14ª SECITEC e o FUTURAS se complementam ao sensibilizar a comunidade sobre os impactos globais da degradação dos oceanos e a urgência de práticas sustentáveis, reforçando que os desafios ambientais ultrapassam fronteiras regionais e demandam engajamento coletivo para a construção de um futuro mais equilibrado e responsável.

Nos Cards, o evento intitulado MARÉ DE MUDANÇA PROTEÇÃO DOS OCEANOS E SUSTENTABILIDADE GLOBAL, da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, será divulgado com a sigla SECITEC.

 

 

 

 

 

 

 

 

O evento conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (FAPEG), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do Instituto Federal de Goiás (IFG), reafirmando o compromisso conjunto dessas instituições em promover a ciência, a inovação e a sustentabilidade. Esse apoio institucional fortalece a realização da 14ª SECITEC, garantindo que o conhecimento científico seja democratizado e colocado a serviço da sociedade.

A 14ª SECITEC promove o letramento científico e ambiental, estimulando a conscientização sobre a proteção dos oceanos, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e práticas sustentáveis no cotidiano. O evento fortalece a integração entre ensino, pesquisa e extensão, incentivar a inovação sustentável, valorizar a diversidade e fomentar parcerias regionais. Além disso, gera impacto positivo na comunidade local, ampliar a disseminação do conhecimento científico, promover diálogos para ações futuras e incentivar o turismo sustentável em Uruaçu, contribuindo para a formação de uma sociedade mais engajada e responsável com o meio ambiente.

 

“Conhecendo o IFG” 2025 – Ação vinculada à SECITEC - Maré de Mudança: Proteção dos Oceanos e Sustentabilidade Global

Em 2025, o tradicional evento “Conhecendo o IFG”, realizado anualmente pelo Câmpus Uruaçu desde 2010, integra a programação da SECITEC, que em 2025 traz como tema “Maré de Mudança: Proteção dos Oceanos e Sustentabilidade Global”.

O IFG Câmpus Uruaçu recebeu cerca de 900 estudantes de aproximadamente dez escolas das cidades de Uruaçu, Niquelândia e Minaçu. Contou com participação de alunos do 9º e 3º ano entre 08 e 12 de setembro de 2025. O “Conhecendo o IFG” teve como objetivo principal apresentar a estrutura, os cursos, os programas e os projetos do Câmpus, fortalecendo o diálogo com a sociedade. Além disso, constituiu-se em um espaço estratégico para informar sobre o processo seletivo e as oportunidades de ingresso nos cursos ofertados pelo Instituto.

Foi um espaço de mobilização multidisciplinar, que estimula a curiosidade, a reflexão crítica e contribui para o letramento científico e ambiental dos estudantes e visitantes. Além de aproximar a comunidade do Instituto, o evento ampliou a divulgação e popularização dos saberes científicos e tecnológicos, incentivando práticas sustentáveis e a preservação ambiental, com foco especial na proteção dos oceanos e na sustentabilidade global.

As atividades, orientadas pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) — em especial o ODS 13 (ação contra a mudança global do clima), ODS 14 (vida na água) e ODS 3 (saúde e bem-estar) — valorizaram a diversidade, os saberes tradicionais e a inovação. Nesse contexto, a Feira de Inovação e Sustentabilidade reunirá empreendimentos sociais e tecnológicos, incluindo iniciativas locais, para dialogar e propor soluções sustentáveis.

Segue, abaixo, o registro e a divulgação das atividades ocorridas no evento SECITEC - Maré de Mudança: Proteção dos Oceanos e Sustentabilidade Global do IFG Uruaçu:

CEPI Luiz Carlos da Mota

Escola Municipal Pastor Johatam - 2025

CEPI Dom Prada - 2025

Escola Estadual de Vila Dourada - 2025

Colégio Estadual Bernardo Sayão - 2025

Colégio Estadual João Gonçalves Filho - 2025

CEPI Aeroporto - 2025

CEPI Polivalente - 2025

________________________________________________________________________________________________________________________

 Conheça abaixo os eventos fixos realizados no Câmpus Uruaçu, sob coordenação da Gerência de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão (GEPPEX), que são voltados para a área de Pesquisa:

  • Seminário Local de Iniciação Científica - SEMIC: ambiente para o compartilhamento de ideias, projetos, experiências e reflexões acerca das atividades de pesquisa. Abrange pesquisas de iniciação científica em qualquer área do conhecimento, como as vinculadas ao CNPq ou à Fapeg, assim como trabalhos cadastrados como pesquisa desenvolvida na instituição. Também contempla trabalhos de conclusão de curso e monografias (concluídos ou em andamento), experiências pedagógicas inovadoras e projetos de implementação tecnológica ou para a inovação;
  • Jornada da Pós-Graduação.

Além desses, há a possibilidade de realização de outros eventos, inclusive propostos pela comunidade acadêmica.

Importante destacar também que a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PROPPG) realiza anualmente quatro eventos: Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica (SICT), Workshop de Ciência, Inovação e Tecnologia (Wcite), Café Empresarial e Desafio IFG. Acesse a página de Eventos da PROPPG para acompanhar cada um deles.

Fim do conteúdo da página