Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Servidor > IFG > Últimas notícias > IFG realiza consulta pública sobre os processos seletivos para ingresso nos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio do IFG
Início do conteúdo da página
Ensino Médio

IFG realiza consulta pública sobre os processos seletivos para ingresso nos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio do IFG

Servidores e estudantes do IFG podem participar do processo consultivo até o dia 20 de maio*

imagem sem descrição.

A partir desta terça-feira, 2 de abril, a comunidade acadêmica do Instituto Federal de Goiás (IFG) poderá participar da consulta pública dos processos seletivos para ingresso nos cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio da Instituição. A consulta, que pode ser respondida de forma online até o dia 20 de maio*, está dividida em segmentos distintos: discente, docente e técnico-administrativo. As contribuições da comunidade acadêmica serão realizadas por meio da ferramenta Helios voting.

O segmento discente poderá acessar a consulta pública por meio do link: https://eleicoes.ifg.edu.br/helios/e/C_ALUNOS. Já o segmento docente pode acessar a consulta pública pelo link: https://eleicoes.ifg.edu.br/helios/e/cf84b70f-4f11-4264-94d9-f02fa4e5e069; e o segmento técnico-administrativo poderá acessar a consulta pública por meio do link: https://eleicoes.ifg.edu.br/helios/e/4f4d7f83-7fa9-44f1-9a90-5f4f9fc2be84.

De acordo com a pró-reitora de Ensino do IFG, professora Maria Valeska, “a consulta pública disponibilizada à comunidade acadêmica tem por objetivo levantar dados para a ampliação do documento já elaborado e publicado no ano de 2023, o Diagnóstico dos processos seletivos dos cursos técnicos integrados do IFG”. A gestora ressalta que “da mesma forma que aconteceu com a consulta pública realizada no ano passado, esta não terá caráter plebiscitário, conforme deliberação tomada em reunião do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão/CONEPEX”.

 

Discussões sobre os processos seletivos

Como explica o gerente do Centro de Seleção do IFG, Alex Lima, nos últimos anos, considerando a impossibilidade de atendimento da demanda por vagas no Ensino Médio Integrado à Educação Profissional e Tecnológica no IFG, a seleção para ingresso nesses cursos tem suscitado debates e reflexões desde o processo de elaboração e apreciação da Política de Ingresso aprovada por meio da Resolução nº 108/2021 - REI-CONSUP/REITORIA/IFG, de 29 de outubro de 2021. Desde então, a partir da indicação de três possibilidades para o desenvolvimento dos processos seletivos no documento anteriormente citado, a comunidade acadêmica tem debatido diferentes variáveis que envolvem a escolha da forma de seleção para ingresso nos cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio ofertados pela instituição.

Como desdobramento desse debate, no parágrafo 3º do artigo 8º, a Política de Ingresso estabeleceu a realização de consulta pública e a elaboração de diagnóstico para a definição da forma de seleção a ser adotada pelo IFG, entre aquelas indicadas no artigo supracitado da Resolução. Assim, em 2023, a Instituição, por meio da Pró-Reitoria de Ensino, disponibilizou o “Diagnóstico dos Processos Seletivos dos Cursos Técnicos Integrados” e realizou Consulta Pública acerca de questões inerentes à escolha da forma de seleção para ingresso nesses cursos.

Diante desse contexto, após apreciação do Relatório diagnóstico e realização da Consulta Pública em 2023, o Conselho Superior deliberou a favor da continuidade dessa frente de trabalho em 2024, visando ampliar a análise dos dados apresentados, bem como a participação da comunidade acadêmica.

A consulta pública disponibilizada à comunidade acadêmica tem por objetivo levantar dados para a ampliação do documento já elaborado e publicado no ano de 2023. Esse novo processo consultivo surge para dar continuidade ao trabalho realizado em 2023, e o resultado será incorporado ao Relatório Diagnóstico dos Processos Seletivos dos Cursos Técnicos Integrados – Edição 2024.

  

Participe da consulta pública:  

 Acesse a página eletrônica na qual estão hospedados os documentos referentes ao “Diagnóstico dos Processos Seletivos dos Cursos Técnicos Integrados”:  http://www.ifg.edu.br/politica-ingresso 

 

 

 

Diretoria de Comunicação Social/Reitoria.

 

*Alterado pelo Comunicado emitido pela Reitoria do Instituto Federal de Goiás em 19 de abril de 2024.

 

Comunicados (Servidor)

Fim do conteúdo da página