Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Abertura da III Semana da Consciência Negra no IFG Aparecida destaca avanços do câmpus na área
Início do conteúdo da página
Consciência Negra

Abertura da III Semana da Consciência Negra no IFG Aparecida destaca avanços do câmpus na área

Publicado: Terça, 21 de Novembro de 2023, 13h40 | Última atualização em Sexta, 24 de Novembro de 2023, 11h16

Programação do evento teve início nesta segunda-feira, 20 de novembro, e segue até sexta, quando será lançado o NEABI do Câmpus Aparecida de Goiânia do IFG

imagem sem descrição.

O Dia Nacional da Consciência Negra, celebrado nesta segunda-feira, 20 de novembro, marcou a abertura de uma ampla programação de atividades na III Semana da Consciência Negra do Câmpus Aparecida de Goiânia do IFG. Exibição de vídeos em Libras, cine-debate, espaço de leitura e palestras com temas envolvendo a questão racial integram a programação, que terá como ponto alto a inauguração do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros, Indígenas e de Gênero (NEABI) do Câmpus Aparecida de Goiânia. A organização do evento é da Comissão Permanente de Políticas de Promoção da Igualdade Étnico-Racial (CPPIR) do IFG Aparecida, dos integrantes do NEABI, da Coordenação de Apoio Pedagógico ao Ensino (CAPD) e de docentes de diferentes áreas.

A presidente da CPPIR no IFG Aparecida, professora Keith Daiani da Silva Braga, avalia que as atividades propostas para a semana demonstram não apenas o compromisso do campus Aparecida de Goiânia com o cumprimento da Lei 10.639/2003, que inclui o Dia da Consciência Negra no calendário escolar e determina o ensino sobre história e cultura afro-brasileira no ensino fundamental e médio. Para Keith, o IFG Aparecida vai além: “Ações permanentes fora dessa data ao longo do ano têm ainda mais relevância para a ampliação do letramento racial de nossa comunidade acadêmica. Nesse sentido, nosso campus tem avançado”.

A professora aponta como exemplos desse avanço, no ano de 2023, ações e estudos contemplando o recorte étnico-racial: projeto de ensino "Cinema Negro no IFG", com estudantes bolsistas e foco no protagonismo negro; projeto de pesquisa para a implantação do NEABI no Câmpus Aparecida de Goiânia; o planejamento docente do segundo semestre de 2023, que teve o enfrentamento do racismo institucional como temática da formação; estudantes contemplados com bolsas de iniciação científica desenvolvendo estudos voltados para o recorte racial; e pesquisas voltadas para o antirracismo na educação, nas defesas de TCC de dezembro, dos cursos de licenciatura.

 

Abertura, vídeos e filme

Na abertura da III Semana da Consciência Negra, a presidente da CPPIR destacou a importância das reflexões provocadas pelo 20 de novembro, “pois nós vivemos em um país racista em que a negritude ainda é muito negada, silenciada e sufocada e, por isso, o Dia da Consciência Negra é um momento de resgate, de cuidado e de fortalecimento da negritude”, destacou Keith Braga. Nos dois primeiros dias da III Semana da Consciência Negra, as atividades estão sendo realizadas no período noturno, às 20h30min, horário de intervalo, com exibição de vídeos em Libras sobre a questão racial. A presidente da CPPIR explicou que os vídeos escolhidos, protagonizados por mulheres negras surdas, têm o objetivo de fortalecer a identidade desse grupo.

Na quarta-feira, a programação envolverá os estudantes do Ensino Médio Integrado, com cine-debate sobre o filme “Medida Provisória”, das 14 às 17 horas, no miniauditório B. A mediação do debate será feita pelo chefe do Departamento de Áreas Acadêmicas do IFG Aparecida, professor Marcos Flávio Mércio de Oliveira.

 

Espaço de Leitura

Na quinta-feira, a programação será desenvolvida durante todo o dia na Biblioteca do IFG Aparecida, com o “Espaço de Leitura Negras Vozes”, organizado pelos professores Josiane dos Santos Lima e Alexssandro Moura e pela pedagoga Maria Etevalda Batista. Produções literárias com personagens e protagonistas negras e negros para conhecimento da comunidade acadêmica e os visitantes da Biblioteca nesse dia. As obras não poderão ser emprestadas.

“Nem todos os livros que estarão expostos tem uma proposta narrativa de racialização, mas o que a gente acha interessante é a normalização desses personagens por meio da leitura”, explica a professora Josiane Lima. Ela conta que a proposta tem um recorte principalmente da literatura ilustrada, mas há também as obras para os públicos juvenil e adulto, mais extensas e que poderão ser conhecidas na chamada “sessão de degustação”, para o contato de conhecimento das obras e um momento de leitura. “A ideia é realmente apresentar, dar a ler, para que as pessoas conheçam essas produções. Algumas são de editoras independentes, editoras menores que nem sempre alcançam o grande público, como as editoras comerciais maiores. Então, são livros que nem sempre aparecem aí nos catálogos das grandes editoras, das grandes livrarias”, comentou Josiane. Conheça os títulos das obras que estarão expostas no “Espaço de Leitura Negras Vozes”.

 

Mesa-redonda e inauguração do NEABI

Na sexta-feira, acontece o ponto alto da programação, que é a inauguração do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros, Indígenas e de Gênero do Câmpus Aparecida de Goiânia do IFG, cujo projeto de criação foi coordenado pelo professor Wellington Cardoso de Oliveira, que assumirá a coordenação do Núcleo. A inauguração do NEABI será precedida pela mesa-redonda “A importância do recorteétnico-racial em diferentes áreas do conhecimento”, com palestras dos professores Wellington Cardoso de Oliveira, Juliana de Oliveira Ferreira e Jessica Coelho Azevedo e mediação da coordenadora da CPPIR no câmpus, professora Keith Daiani da Silva Braga.

O NEABI tem o objetivo de propor, incentivar e fomentar os estudos relacionados às questões raciais e de gênero no âmbito do câmpus e de promover atividades de extensão à comunidade do município.  Aprovado e contemplado com recursos do Programa de Apoio à Pesquisa sobre Promoção de Igualdade Étnico-racial da PROAPP do IFG, por meio do EDITAL Nº 022/2022-PROPPG, o Núcleo conta com um espaço organizado no Câmpus Aparecida de Goiânia e sua inauguração é considerada um momento muito importante pelo coordenador Wellington Cardoso. “O espaço será um lugar de fortalecimento das identidades, além de promover ações voltadas à diversidade em geral. Estou muito feliz com o resultado do trabalho realizado pela equipe durante esse primeiro ano de implantação. Tenho certeza que muitas coisas boas sairão desse lugar. Nossa perspectiva é de que este espaço se torne referência para os alunos do câmpus e que eles vejam o NEABI como lugar de acolhimento, um espaço onde poderemos nos aquilombar e nos fortalecer como grupo”, afirmou.

Wellington destaca que a inauguração do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros, Indígenas e de Gênero reforça o compromisso institucional com a diversidade e com o processo de reconhecimento e valorização das identidades. Além do professor Wellington, o NEABI é integrado também pela intérprete de Libras Cátia Dias Marques, a discente Isabel Dalite Oliveira de Sousa e os professores Douglas Xavier de Andrade, Jéssica Azevêdo Coêlho, João Ferreira de Araújo Júnior, Juliana de Oliveira Ferreira, Keith Daiani da Silva Braga, Marcos Flávio Mércio de Oliveira e Moises Gregório da Silva.

 

Confira neste link a programação completa, com os nomes dos responsáveis pelas atividades e os integrantes da Comissão Organizadora da III Semana da Consciência Negra do Câmpus Aparecida de Goiânia do IFG

 

Coordenação de Comunicação Social e Eventos / Câmpus Aparecida de Goiânia

Fim do conteúdo da página