Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Educação Ambiental, Cerrado e Educação de Surdos numa perspectiva bilíngue unem-se em pesquisa no IFG
Pesquisa

Publicado: Sexta, 24 de Novembro de 2023, 11h56 | Última atualização em Sexta, 24 de Novembro de 2023, 17h22

A pesquisadora Joana Menezes-Faria é professora no Câmpus Aparecida de Goiânia e seu trabalho está sendo desenvolvido no Doutorado Profissional em Educação para Ciências e Matemática no Câmpus Jataí

O desenvolvimento de estudos e pesquisas na área ambiental e o foco na educação de surdos numa perspectiva bilíngue unem-se em pesquisa que está sendo desenvolvida no Doutorado Profissional em Educação para Ciências e Matemática do IFG, ofertado no Câmpus Jataí, pela pesquisadora Joana Cristina Neves de Menezes Faria, professora de Biologia no Câmpus Aparecida de Goiânia. A pesquisa “Bioma Cerrado: Estado da arte em educação ambiental voltada ao aprendizado de estudantes surdos numa perspectiva bilíngue”, tem por orientadora a professora Dra. Marlei de Fátima Pereira, também docente na área de Biologia no IFG Aparecida. O estudo é fundamentado na lei federal 14.191/2021, que dispõe sobre a modalidade de educação bilíngue de surdos.

A pesquisa em andamento já está sendo discutida junto a professores e pesquisadores vinculados a outras instituições de ensino. É o caso do X Encontro Estadual de Didáticas e Práticas de Ensino (X EDIPE), realizado neste mês de novembro em Goiânia. O evento acadêmico-científico e de formação de professores da Educação Básica já tradicional no estado de Goiás teve por tema geral “Formação humana, escola e didática: lógica instrumental e lógica humanista em disputa” e contou com apresentação ministrada pela professora Joana Menezes-Faria aos participantes, acerca dos primeiros resultados de sua investigação.

A pesquisa, aprovada pelo Comitê de Ética do IFG, busca desvelar um cenário dos últimos cinco anos no que diz respeito à educação ambiental escolar, com destaque ao bioma cerrado e à educação de surdos com viés no bilinguismo, bem como aos processos de intervenção social entre a educação ambiental e suas possibilidades formativas. A pesquisa possibilitará o desenvolvimento de um esboço do cenário das tendências e principais considerações abordadas nos trabalhos que estão sendo analisados.

Entre os resultados já delineados está o fato de que as pesquisas em educação ambiental voltadas aos elementos do cerrado, de forma geral, ainda são incipientes no contexto da educação de surdos. De acordo com a professora Joana Menezes-Faria, “novas pesquisas e produções acadêmicas poderão representar um excelente referencial aos diálogos possíveis entre o trinômio: Educação Ambiental X Bioma Cerrado X Educação de Surdos, permitindo assim, uma maior inclusão desses estudantes no contexto social, ambiental, cultural e econômico vinculada à realidade dos povos cerradense”, conforme afirmou em sua apresentação no X EDIPE.

Diálogos e aprofundamento

Dialogando com o tema da referida pesquisa, artigo com autoria da egressa de Pedagogia Bilíngue Kassiomaria Dias Miranda e das professoras Joana Cristina Faria e Josiane dos Santos Lima, intitulado “A Leitura de Livros Informativos sobre o Cerrado: reflexões para o letramento na educação bilíngue de surdos/as” foi apresentado e será publicado nos anais do X Seminário da Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática e XIX Semana de Licenciatura do IFG - Câmpus Jataí, realizado de 8 a 11 de novembro. O artigo é fruto do Trabalho de Conclusão de Curso de Kassiomaria, que teve orientação da professora Josiane Lima e contou com a professora Joana Menezes-Faria na banca avaliladora. O trabalho vale-se de contribuições teóricas e metodológicas para explorar como a leitura de livros informativos sobre o Cerrado pode contribuir para o processo de letramento do sujeito surdo/a.

Para o seu doutoramento, Joana Cristina Neves de Menezes Faria tem entre os sujeitos de sua pesquisa um estudante surdo, um professor surdo, um professor ouvinte, duas intérpretes de Libras e uma egressa do IFG - Câmpus Aparecida de Goiânia e também colaboradores externos do IFG - Câmpus Formosa e da UFG. Ela tem feito também observações e coleta de informações em outros espaços, como o Câmpus Palhoça Bilíngue do Instituto Federal de Educação de Santa Catarina (IFSC), o Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES) e o Congresso Nacional do INES (COINES), locais e evento em que esteve em caravana com estudantes do curso de Licenciatura em Pedagogia Bilíngue do IFG.

Apresentação oral no X Encontro Estadual de Didáticas e Práticas de Ensino

Artigo apresentado e a ser publicado nos anais do no X Seminário da Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática e XIX Semana de Licenciatura do IFG - Câmpus Jataí

Imagens relacionadas: (X EDIPE - Goiânia (GO), XXII COINES - Rio de Janeiro (RJ), visita ao INES - Rio de Janeiro (RJ), visita ao Campus Palhoça Bilíngue do IFSC - Palhoça (SC)

Coordenação de Comunicação Social e Eventos / Câmpus Aparecida de Goiânia