Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Membros da Comissão Permanente de Igualdade Étnico-Racial tomam posse

Membros da Comissão Permanente de Igualdade Étnico-Racial tomam posse

Publicado: Terça, 21 de Fevereiro de 2017, 10h13 | Última atualização em Segunda, 13 de Março de 2017, 11h29

Membros da Comissão Permanente de Políticas de Promoção da Igualdade étnico-racial foram empossados hoje, dia 20.

Membros da Comissão Permanente de Igualdade étnico-racial

Mais de 20 membros eleitos, entre titulares e suplentes, da Comissão Permanente de Políticas de Promoção da Igualdade Étnico-Racial (CPPIR) foram empossados na manhã de hoje, 20. A solenidade foi presidida pelo reitor do Instituto Federal de Goiás, professor Jerônimo Rodrigues da Silva, e ocorreu no Câmpus Goiânia. E a data de hoje não foi escolhida aleatoriamente, é que no dia 20 de fevereiro comemora-se o dia Mundial da Justiça Social.

Sentaram à mesa diretiva o reitor, a professora do Câmpus Goiânia e também membra empossada, Janira Sodré Miranda, a professora Iêda Leal, que é secretaria de Combate ao Racismo na Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) e ativista do movimento negro em Goiás, e a estudante do Câmpus Goiânia e mais bem votada na eleição da CPPIR, Lavínia de Sousa Almeida Mendes.

“Essa comissão é para praticar o que nós dissemos, para que possamos contribuir para a educação que sonhamos, que queremos que seja nossa realidade. Espero que futuramente possamos falar todos juntos”, defende Lavínia. Com esse discurso caloroso e muito aplaudido, a estudante iniciou a solenidade de posse, seguida pela fala da professora Janira, que defende que “estamos em tempos de luta, de nos aglutinarmos, que a luta é nossa!”, diz a professora.

Na fala da professora Iêda, ela defende que os negros ainda precisam de uma grande reparação. ˜E isso começa nas instituições de educação, porque muita gente ainda não reconhece essa necessidade de reparação. A gente precisa, de fato, reconstruir a nossa história”, finaliza a ativista.

O reitor encerrou a solenidade contextualizando um pouco de como foi o processo de constituição dessa comissão permanente, que se iniciou com a aprovação do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), em 2013, passando pela escolha de uma comissão provisória, por consulta pública para aprovação do regulamento, pela eleição dos membros e que agora culminou na efetivação da CPPIR. “A comunidade queria que discutíssemos amplamente o assunto, essa política, e foi isso que fizemos. Tivemos reuniões, debates, consulta pública, dois eventos de culturas negras, tudo para proporcionar ampla participação da comunidade no processo”, finalizou o reitor, parabenizando ainda todos os membros da CPPIR.

Na ocasião, a professora Janira, como membra empossada da CPPIR e representante da extinta comissão provisória, que foi responsável por conduzir o processo de constituição da Comissão Permanente – anterior à eleição -, recebeu das mãos do professor Jerônimo a Comenda Zumbi dos Palmares e o troféu Milton Santos. As premiações foram conferidas ao IFG em novembro do ano passado. “Fruto do que estamos fazendo é que nosso trabalho está sendo reconhecido”, afirma Jerônimo.

Composição e presenças

A CPPIR é composta por 41 representantes, de 12 câmpus do IFG e mais as pessoas externas a esses câmpus, que foram eleitos pela comunidade interna da Instituição. São 26 titulares e seus suplentes, que vão cumprir mandato de dois anos, podendo haver recondução por igual período – no caso de servidores – e de dois anos apenas – para membros da comunidade externa e estudantes.

Estiveram presentes também à solenidade os pró-reitores Adriana dos Reis Ferreira (Ensino), Ruberley Rodrigues de Souza (Pesquisa e Pós-graduação), Sandro Ramos de Lima (Extensão e diretor pro tempore do Câmpus Cidade de Goiás), Ubaldo Eleutério da Silva (Administração) e Weber Tavares (Desenvolvimento Institucional). Diretores-gerais dos câmpus também marcaram a presença: Ana Lucia Siqueira (Aparecida), Aline Silva Barroso (Itumbiara), Aldemi Coelho Lima (Senador Canedo), Ewerton Rodrigo Gassi (Anápolis), Alexandre Silva Duarte (Goiânia) e Oneida Cristina Irigon (Goiânia Oeste). Servidores e gestores da reitoria e dos câmpus também compareceram ao evento.

Diretoria de Comunicação Social/Reitoria.