Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Dia da Mulher é de muita reflexão no IFG-câmpus Cidade de Goiás
Dia da Mulher

Dia da Mulher é de muita reflexão no IFG-câmpus Cidade de Goiás

Publicado: Quinta, 09 de Março de 2017, 10h20 | Última atualização em Segunda, 13 de Março de 2017, 11h38

Comemoração do Dia da Mulher teve programação especial com oficinas e debates

Hoje, dia 08 de março, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher os estudantes dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio se dividiram em grupos para participar de oficinas com temáticas distintas, mas que refletiram sobre a condição da mulher em nossa sociedade no geral. À noite a programação continua com Performance Artística e Mostra de filmes, a partir das 19h.

“Mulher, campo e identidade” foi a oficina conduzida pela professora Viviana Evangelista que discutiu a dicotomia entre identidade feminina e autoridade masculina nas relações no campo. Alguns estudantes oriundos de assentamentos falaram das experiências de suas mães na luta da conquista pela terra e de seu papel e jornada tripla na família. “É uma luta que não é em vão, que merece respeito e reconhecimento pelo sonho e esperança que carregam”, enfatizou a professora.

“Como e para quê nos tornamos homens” foi a oficina ministrada pelos docentes Marcelo Jungmann, José Rogério de Oliveira e Ubiratan que falaram de suas experiências pessoais de como se identificaram homens e como percebem a diferença entre os gêneros na sociedade. Algumas estudantes falaram de como sentem-se incomodadas com o tratamento desrespeitoso de alguns homens, e de qual a diferença entre assediar e elogiar uma garota.

“O corpo que habito”, ministrada pela professora Myrian Nogueira e pela enfermeira e professora Laura Cristina, discutiu os padrões de beleza impostos pela mídia e sociedade. “O que é feio ou bonito é uma construção social e são vários os fatores que influenciam a nossa visão: família, mídia, escola, indústria, igreja e etc.”, explicou Laura.

“Afetar-se”, conduzida pelas servidoras Cláudia Trindade, Renata Falleti e Emicleia Pinheiro, foi uma oficina de sensibilização e reflexão sobre a consciência corporal e a desconstrução de preconceitos.

Programação continua com atividades nos próximos dias 15 e 23 de março

As discussões sobre a temática da mulher continuam até o final do mês com atividades voltadas para os estudantes, servidores e comunidade externa. No dia 15 de março haverá o lançamento do livro escrito pela professora Myriam Pessoa Nogueira “Hoje é dia de Maria Borralheira”; no dia 23 haverá um chá feminino com as servidoras do câmpus; a partir do dia 25 haverá sessões de cinema com as mulheres mães, aberta a toda comunidade.

Veja mais fotos do evento aqui

Comunicação Social/câmpus Cidade de Goiás