Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > "Somos escola que é asa, que ensina a arte do vôo" diz Pró-Reitora a estudantes que colaram grau
Ensino

Publicado: Segunda, 30 de Outubro de 2023, 08h04 | Última atualização em Segunda, 30 de Outubro de 2023, 08h07

A cerimônia contou com a presença de familiares e amigos dos formandos

Foi realizada na última sexta-feira, 27/10, a colação de grau dos estudantes do Bacharelado em Cinema e Audiovisual e da Licenciatura em Artes Visuais. A cerimônia teve a presença de familiares e amigos que se emocionaram com o momento de fechamento de um ciclo de formação importante para cada um deles. Participaram da mesa a Pró-Reitora de Ensino Maria Valeska Lopes, representado a Reitora, a Chefe de Departamento de Áreas Acadêmicas Meire Lisboa, representando o Diretor-Geral, a professora Renata Faletti, representando a Coordenação de Artes Visuais, a professora Cristiane Ventura, Coordenadora do Cinema e Audiovisual e o servidor Samuel Hilário, representando a Coordenação de Registros Acadêmicos.

A estudante Nara Cristina Cirino foi a oradora que falou em nome dos estudantes e agradeceu a todos os familiares e professores que não mediram esforços para ajudá-los na realização do sonho. "Tivemos inúmeras dificuldades por termos passada pela experiência do ensino remoto por causa da pandemia, uma experiência de luto que escancarou as desigualdades sociais e nos desafiou a resistir e aqui estamos hoje para contar essa história. É a arte que nos ajuda a dizer, nos ajuda a inventar respostas para aquilo que não há". O estudante Pedro Henrique Otto foi convidado a proferir o juramento.

Estudantes recebem a outorga de grau

Meire Lisboa, Chefe do Departamento de Áreas Acadêmicas, também lembrou os momentos de dificuldades que a Instituição passou ao longo dos últimos anos  com cortes orçamentários e precarização dos serviços. "Isso tudo exigiu de nós adaptação e solidariedade uns com os outros, e vocês estudantes tiveram uma capacidade notável de adaptação, acredito que serão profissionais resilientes e preparados para enfrentar o mundo pós-pandêmico. Vocês têm a responsabilidade de usar seus talentos de forma ética para promover boas transformações no mundo".

A Pró-reitora de Ensino, Maria Valeska Lopes, cumprimetou a todos os presentes em nome da Reitora Oneida Irigon, citando o escritor Rubens Alves ela ressaltou que a Instituição deve ter um papel libertador de desenvolvimento de autonomia em seus estudantes. "Somos escola que é asa, que ensina o vôo e não escola gaiola que aprisiona, para isso é que trabalhamos, para que sejam capazes de assumir a batalha histórica nesse país pela arte e pela educação". Ela também lembrou os fatos atuais que dizem respeito diretamente as duas profissões como a legislação que prevê a reserva de tela para filmes nacionais e a luta pelo projeto de lei que restabelece o ensino da arte no currículo escolar do ensino médio. "Agora vocês são profissionais capacitados a assumir o front nessa luta". Depois de seu discurso, a Pró-reitora declarou encerrada a cerimônia.