Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Projeto de extensão "Rap Documentário" terá programação dentro do "Novembro da Consciência Negra" do município
Extensão

Publicado: Terça, 21 de Novembro de 2023, 11h35 | Última atualização em Quinta, 21 de Dezembro de 2023, 17h14

Serão ofertadas oficinas de 27 a 29 de novembro. Inscrições pelo e-mail: rapdocumentario@gmail.com

O projeto de extensão "Rap Documentário - cinema, música e letramento racial", coordenado pelo professor Antônio Fabrício participa da programação "Novembro da Consciência Negra" promovido pela Prefeitura da Cidade de Goiás, por meio da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade e Equidade Étnico-Racial. Será ofertada oficina para a comunidade externa entre os dias 27 a 29 de novembro das 16h às 18h na UFG - Unidade Santana. Ao todo são 20 vagas, os interessados podem se inscrever enviando e-mail para:  rapdocumentario@gmail.com.

O objetivo do projeto  é desenvolver material pedagógico para auxiliar professores e estudantes de licenciaturas, educadores em geral e demais interessados a trabalharem com letramento racial através de clássicos do rap nacional e da linguagem cinematográfica.

O Professor Antônio explica  apresentará na oficina uma parcial do trabalho em desenvolvimento focando nas possibilidades de uso do cinema na educação no intuito de fortalecer uma educação antirracista.   "Uma educação antirracista deve ter essa intenção de conscientização e de crítica ao racismo nas estruturas institucionais, inclusive na instituição escola. Assim a linguagem que usamos em sala de aula deve deixar de lado o eurocentrismo e abarcar as manifestações histórico-culturais afro-diaspóricas. O uso do rap e do cinema preenche essa necessidade de encontrarmos instrumentos pedagógicos mais atrativos para os estudantes e que nos levem à discussão da posição do povo negro dentro da sociedade brasileira tanto ao longo da história como na atualidade. Com letras engajadas socialmente que denunciam o racismo da nossa sociedade, o rap brasileiro é uma fonte sem fim de temas para discussão antirracista para a escola, enquanto instituição que deseja promover uma educação antirracista", ressalta.