Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > NEABI/NUANCES recebe comenda Leodegária de Jesus

NEABI/NUANCES recebe comenda Leodegária de Jesus

Publicado: Quinta, 23 de Novembro de 2023, 09h18 | Última atualização em Quinta, 21 de Dezembro de 2023, 17h14

A solenidade ocorreu ontem, 22/11, no Cine Teatro São Joaquim

O coordenador no Núcleo de Estudos Afro-brasileiros, indígenas, de Gêneros e Sexualidades (NEABI/NUANCES) do IFG - câmpus Cidade de Goiás Alemar Moreira e estudantes receberam ontem, dia 22/11, juntamente com outros projetos e Instituições, a Comenda Leodegária Brazília de Jesus pelo relevante trabalho no "fortalecimento dos direitos étnico-raciais em Goiás". A solenidade ocorreu no Cine Teatro São Joaquim com a presença de autoridades.

A Comenda foi criada pela Lei Municipal nº286/2021 por iniciativa da vereadora Elenízia da Mata, é a primeira comenda criada no nome de uma mulher negra no município. "O tributo é uma forma de reconhecimento público da vida e da trajetória de pessoas aguerridas, que atuam na defesa da luta antirracista e dos direitos das mulheres".

"A luta antirracista que ocorre há muito tempo, com os passos daqueles que lutaram antes de nós, e isso é algo que devemos celebrar. Olhar para as mulheres pretas que chegaram antes de mim como a Leodegária é que nos faz olhar para a história e apesar de reconhecer a dor e sofrimento é querer também deixar uma outra marca nessa história, de força, potência, e direito à memória, porque resistência a gente já é por existirmos", ressaltou Elenízia em seu discurso.

Para o professor Alemar a participação do NEABI-NUANCES na solenidade foi a representação do compromisso com a construção de uma sociedade mais justa, plural e inclusiva. "O grupo permanece como um farol inspirador na promoção da diversidade, no fortalecimento das identidades e na busca incessante por uma transformação social efetiva", ressalta.

Sobre o NEABI/NUANCES

Fundado em 2021, o NEABI/NUANCES se consolidou como um polo de conhecimento e ação, contando com 13 docentes, 4 técnicos e um expressivo grupo de mais de 20 estudantes, entre discentes e egressos. Associado à renomada Associação Nacional de Pesquisadores Negros - ABPN e ao Consórcio Nacional de Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros - CONNEABS, o grupo direciona suas investigações por meio de duas linhas principais de pesquisa: "Linguagens, Cinema e Artes: corpo, lugar, território e identidade" e "Produção de Conhecimento, educação, etnicidade e formação profissional".

Os objetivos do NEABI/NUANCES alicerçam  a necessidade de fomentar o diálogo entre diversas áreas do conhecimento, produzir trabalhos acadêmicos de excelência e fortalecer os saberes e as identidades dos grupos sociais marginalizados. Um aspecto notável do grupo é sua busca contínua pela integração entre o ensino, a pesquisa e a extensão, garantindo uma conexão efetiva entre o IFG e a comunidade local e regional.

Além disso, o NEABI/NUANCES se destaca por suas contribuições significativas para o desenvolvimento de pesquisas, caracterização social e implementação de políticas públicas voltadas para diversas comunidades: negras, quilombolas, indígenas, LGBTQIA+, mulheres, associações de bairros, entre outras. Sua atuação não se limita aos muros acadêmicos, mas se estende de forma tangível para a esfera social ao buscar a promoção da inclusão, diversidade e transformação social.

Conheça as ações e acompanhe os eventos promovidos pelo NEABI/NUANCES no instagram @neabinuances